Origem | Projetos
Projeto Coletor de Rua e Cidadão no Castelo Branco.
 
A Associação Ambientalista de Marilia ORIGEM iniciou neste dia 09 de Agosto na Escola Estadual Professor Antônio de Baptista (Núcleo Castelo Branco) a implantação do Projeto Coletor de Rua e Cidadão. A implantação do projeto foi marcada por uma palestra proferida pelo coordenador do projeto André Sanches Cibantos Jr. e pelo presidente da Origem Emilio Carlos Perez.
A palestra, assistida por aproximadamente 300 alunos de 5ª série abordou os seguintes temas:
. A importância dos recursos naturais para a vida,
. As agressões do homem ao meio ambiente,
. Alguns exemplos dos efeitos catastróficos dessas agressões,
. A necessidade urgente de uma mudança de comportamento das pessoas em relação ao desperdício dos recursos naturais,
. Os problemas causados pelo lixo urbano e soluções para o mesmo,
A Proposta da Coleta Seletiva Diferenciada onde cada morador deve oferecer a maior quantidade possível de materiais recicláveis aos coletores de rua sem misturar a esses materiais, o lixo que não interessa a eles como os restos orgânicos e lixo de banheiro.
O principal objetivo da palestra é mostrar aos alunos que cada um pode ajudar o meio ambiente separando os materiais recicláveis de suas casas e entregando esses materiais aos coletores de rua que dependem desses materiais para sustentarem suas famílias.
Os alunos receberam também panfletos com instruções para procederem a não mistura dos recicláveis com lixo orgânico ou `sujo´.
A escola recebeu também a doação de tambores (latões) adaptados para a coleta seletiva que foram oferecidos por supermercado da zona norte.
A exemplo do que ocorreu em 2004 na Escola Sebastião Mônaco (B. Coimbra), os alunos da Antônio de Baptista também irão pesquisar as condições de vida e do importante trabalho dos coletores de rua da região da escola cadastrando-os. Posteriormente em conjunto com membros da ONG e os próprios coletores será feita uma campanha de conscientização da população local no sentido de aderirem à separação e entrega de recicláveis aos coletores.
A implantação do projeto Coletor de Rua e Cidadão é uma iniciativa da ONG ORIGEM, com anuência do Diretor da escola Profº. Ivan J. Bisterço a colaboração da Coordenadora Pedagógica Profª. Rivani Silva da Cruz, da Vice-Diretora Profª. Elaine F. B. Politto e demais docentes da escola.
 

 

+ Notícias
Projeto Coletor de Rua e Cidadão.

Origem