Origem | Quem Somos
Quem Somos
A Associação Ambientalista de Marília foi fundada em 29 de maio de 1995. Até a data de sua criação não havia uma única ONG ambientalista na região. Em 2004 a ONG passou por um processo de reestruturação, adotando o nome Origem e o lema `Desenvolvimento Sustentável´. Pois, enquanto o crescimento econômico e a comercialização vêm sendo reconhecidos como a raiz do problema ambiental, ambos são paradoxalmente oferecidos como a cura para a crise do meio ambiente sob a forma de desenvolvimento sustentável.
Cabe ressaltar que a ORIGEM se mantem exclusivamente por meio de doações de seus membros e raras doações de não membros, nunca recebeu subvenções ou recursos governamentais, a única verba governamental que recebeu equivalente a um salário mínimo que foi oferecido pelo Ministério Público Federal para ser utilizado nas despesas e aquisição de mudas plantadas por alunos da Escola Estadual `Maria Izabel´ de Padre Nóbrega no projeto `Aluno e Cidadão´, e, também recebemos apoio financeiro do Instituto HSBC Solidariedade que foi integralmente utilizado no projeto `Recuperação de Ecossistema com Manejo Agro Sustentável´ REMAS.
Mesmo contando com recursos escassos, ao longo de todos esses anos, a ORIGEM vem atuando em quase todos os eventos ligados ao meio ambiente como comitês, conselhos, comissões, associações de moradores, de classes, encontros, palestras, feiras, rodas de conversa, debates e demais eventos envolvendo a relação da sociedade humana e o meio ambiente, além de contato direto com órgãos de fiscalização e proteção ambientais, acompanhando, dialogando, denunciando e propondo soluções para equilibrar essa relação.
Não se pode deixar de lembrar dos inúmeros projetos desenvolvidos e realizados nas mais diversas áreas como conscientização e educação ambiental, recuperação de apps, reflorestamentos, monitoramento de impactos, equalização das demandas sociais em face da preservação ambiental.
Origem